Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 24 de setembro de 2017

(A) Riscar o Património em Torres Vedras

Ontem fomos (Eu, a Inês, a Rita e a Júlia) até Dois Portos- Torres Vedras. Cada um com o seu caderno fomos descobrir a Quinta da Folgorosa e a Ermida na Nossa Senhora dos Milagres. A manhã foi muito prazerosa com uma receção de excelência. O Meu objetivo inicial era pintar as vinhas mas quando vejo um trator fico louco.
E não fico menos louco quando vejo mecanismos, botões e manivelas.
E foi nesta altura que a Rita chega ao pé de mim com o caderno riscado e com algumas folhas rasgadas. "Não sei desenhar! Não volto a desenhar mais na minha vida" disse ela. A Rita está a entrar na adolescência e para ajudar, faltou a uma festa de aniversário para estar aqui. Pensei que era uma ilusão conseguirmos estar juntos a desenhar, que tinha de repensar estes nossos passeios familiares. Fiquei aborrecido. Depois de me passar a "Birra"  fui ter com ela  e orientei-a  no desenho seguinte:
Estar meia hora com ela deu frutos. Ela percebeu que a atitude perante o desenho tem de ser diferente. Eu também percebi que quando vou em família tenho necessariamente de estar mais disponível para elas. 




4 comentários:

ana frazão disse...

Foi com alguma alegria que voltei a encontrar esta família bem disposta (incluindo a Rita) a desenhar
.

nelson paciencia disse...

O tractor está incrível!

uskp.convidado@gmail.com disse...

Muito bom António.
Parabéns.

Rita Caré disse...

Gosto muito do desenho do meio!
Da adolescência reza a história de que existe uma absurda necessidade de experimentar o mundo, porque uma pessoa nessa idade não sabe para que lado se virar com tanto estímulo e tanto para descobrir. Ela logo se reencontra com a tua ajuda, mesmo que não seja para desenhar :D